Com o intuito de auxiliar na identificação de algumas das notas de rodapé da bíblia Dake, cujo conteúdo das mesmas é considerado herético, neste post, listaremos 10 delas. Porém, existem muitas outras. Mas nos deteremos àquelas cujas notas remetem aos pensamentos e ideias que retratamos no post “Bíblia de Estudo Dake: uma bíblia pra não se ter em casa“.
- “Temos muitos exemplos de Deus indo de lugares para lugares, como as outras pessoas” (nota Gênesis 11.5a).
- “Aqui, se refere literalmente a uma luta física, provando que Deus tem um corpo e pode ser visto, sentido, segurado e tocado como um homem ou anjo” (nota Gênesis 32.24b).
- “É óbvio que o próprio Deus fez uma viagem ao Egito para que seus próprios olhos vissem as verdadeiras condições, como fez em algumas outras ocasiões antes de agir nos assuntos dos homens na terra […] Por essa razão Deus fez uma série de aparições pessoais na terra” (nota no livro de Êxodo).
- “Aqui temos outra prova, dentre as centenas nas Escrituras, de que Deus tem um corpo físico com partes físicas como o homem” (nota Êxodo 24.10b).
- “Aprendemos com as Escrituras que até Deus e os anjos comem e bebem” (nota Êxodo 24.11c).
- “O trono de Deus está no norte do universo” (nota em Levítico 1.11a).
- “A habitação de Deus é o planeta céu” (nota Salmos 33.14a). Obs.: a palavra “planeta” foi retirada na edição em português.
- “Nenhuma declaração nas Escrituras sugere que Deus conhece cada pequeno detalhe de cada ato e pensamento dos agentes da livre moral de toda a eternidade, mesmo antes de ele existir” (nota Deuteronômio 32.19b).
- “O corpo de Deus é como o de um homem, pois o homem foi criado à sua imagem e semelhança física […]. Toda essa descrição refere-se a uma das carruagens literais de Deus, nas quais ele se move de um lugar a outro quando bem entende […]. E Deus também tem muitas outras formas de se mover e ir de um lugar para outro fisicamente, como todos os outros seres existentes. Ele é onipresente, mas não está fisicamente em todos os lugares ao mesmo tempo” (nota Ezequiel 1.26b).
- “Deus e os anjos têm um corpo espiritual e, não obstante, eles são corpos reais, tangíveis e materializados” (nota I Coríntios 15.44a).
Bíblia de estudo Dake controvérsias de heresias
No dia 21 de setembro de 2009, foi lançada a famosa bíblia dos teólogos da prosperidade. A bíblia de estudo DAKE. O que nos chama a atenção, é que que essa Bíblia com comentários e estudos heréticos foi lançada pela CPAD a Casa Publicadora das Assembléias de Deus no Brasil.
Todos comentam a tamanha incoerência dos gestores da nossa querida Editora a CPAD. Pois não podemos misturar o profano com o sagrado, não há comunhão entre luz e trevas, não podemos andar unidos a quem não está de acordo conosco.
No livro do Pr Hank Hanegraaff “Cristianismo em Crise” livro que foi também editado pela CPAD, ele alerta sobre essa Bíblia e denuncia seus estudos, seus comentários heréticos e profanos.
Veja algumas das heresias de Dake:
1) Os Gigantes eram crianças filhos de anjos com mulheres
2) As raças não devem se misturar
3) Havia uma raça de pessoas na era pré-adâmica na Terra
4) Os demônios não são anjos caídos
5) Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo, todos têm os seus próprios corpos, almas e espíritos
6) Que os céus e os planetas são habitados
7) Que não só Jesus tem uma primeira e segunda vinda. Mas o Pai (Deus) também tem uma primeira e segunda vinda.
8) Que quando Jesus retornar o Pai, estará vindo com Jesus ...(?)
9) O rei Davi será ressuscitado para a reger no Milênio. Jesus não vai ser o Rei de Israel ...
10) A Grande Tribulação não será para todo mundo.
11) A Igreja não é a Noiva de Cristo
12) Há uma diferença entre o Reino dos Céus e o Reino de Deus ...
13) Saul não foi o primeiro rei de Israel, Moisés é que foi ...
14) Satanás não entra no corpo de qualquer um ... (o que aconteceu com Judas?)
15) Há outros reinos em outros planetas
16) Esta Terra será renovada. A Nova Terra é uma Terra renovada.
17) Satanás e seus anjos vão morar visivelmente com homens durante o período da Grande Tribulação.
18) O varão em Apocalipse não é Jesus, os 144.000 são judeus ressuscitados para ir morar no céu.
Isso são só algumas das heresias quem contem a Bíblia de estudo Dake.
Segundo comunicou a CPAD com o Pr Silas Daniel, que é Editor Chefe do Departamento de Jornalismo da CPAD, autor do livro "A Sedução das Novas Teologias" que os erros doutrinários foram retirados.
O que deixa ainda mais controverso essa polêmica da Bíblia Dake, porque ao folhea-la encontramos todos estas heresias acima citada.Depois de folhear a Bíblia Dake, editada pela CPAD e Editora Atos, pude encontrar alguns equívocos doutrinários. Em uma visão rápida, procurando a abordagem de Dake sobre alguns temas mais comuns de se deparar com heresias, encontrei 6 (seis) comentários, os quais reproduzo aqui. Os números das páginas estão em negrito para melhor indicação. Vou fazer um leve comentário contestando-os.
Na página 3, comentário sobre Gn 1:28c, está escrito: “Isso mostra a existência de um sistema social antes de Adão”.
No blog Fronteira Final, pastor Antônio Mesquita assim se expressou sobre isso: “… questões não aceitas pela doutrina cristã, como o comentário de Gênesis 1:28c, que a mim não passa de especulação, dando conta da existência de uma sociedade pré-adâmica…”. De fato, não existem textos bíblicos claros que evidenciem essa especulação. O próprio G. H. Pember, que argumentou bastante sobre essa interpretação em As Eras Mais Primitivas da Terra, escreveu: “Consideremos, então, as poucas referências que a Bíblia parece oferecer relacionadas a este grande mistério. Contudo, devemos pisar de leve… pois não temos certeza do seu fundamento1”. Então, está claro que essa abordagem é antipentecostal.
Veja o que está dito na página 72, a respeito da Trindade: “Todas as três pessoas têm o próprio corpo, alma e espírito e formam a Trindade divina”.
Esse equívoco doutrinário ficou famoso com Benny Hinn, que sugeriu o desmembramento das três pessoas, afirmando: “há nove deles”. Mas leia em contrapartida o que disse Hank Hanegraaff: “A assertiva de que cada membro da Trindade tem seu próprio e distinto corpo espiritual subentende que existam três seres separados e distintos – em outras palavras, três deuses. Essa visão antibíblica (o triteísmo) corre contrário a tudo quanto as Escrituras ensinam – que há um só Deus, revelado em três pessoas2”.
Dake dá 18 definições de fé, a maioria baseada em Hebreus 11. A terceira definição que ele dá é:“Poder criativo das obras divinas”, baseado em Hb 11:3. (Página 1969).
Porém, o texto de Hebreus diz outra coisa: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”. A tentativa de Dake é induzir o leitor a pensar que Deus criou o mundo por Sua fé (para sustentar o ensino errôneo da fé do tipo de Deus), entretanto, o que o texto está dizendo é que nós entendemos pela fé, que Deus criou os mundos pela sua palavra.
A prova de que Dake está tentando induzir esse pensamento acima, é que está escrito claramente isto na página 1613. Ao explicar Mc 11:22, ele diz: “Literalmente: ‘Tenha a fé de Deus’… o homem foi criado com a fé de Deus…”.
Deus não precisa de fé. A Bíblia diz que Jesus é “o autor e consumador da fé” (Hb 12:2), assim, ele é o objeto da fé e não um sujeito que precisa ter fé.
Agora vamos para a página 1732 da Bíblia Dake. Comentário de Jo 15:7. “… Um verdadeiro cristão pode conseguir o que quiser, assim como o que precisar. Uma oração dizendo: “se for da tua vontade”, envolvendo qualquer coisa que Deus já prometeu, e portanto já claramente mostrada que é da vontade dele, sendo pedida com fé, sem duvidar, é realmente uma oração de incredulidade”.
Eu já li isso em outros lugares. Nos escritos de Kenneth Hagin e R. R. Soares, por exemplo. Mas não podemos nos deixar envolver por mais esse ardil. ‘Se for da tua vontade’ não é incredulidade, mas reconhecimento da soberania de Deus. Jesus ensinou no Pai Nosso a frase “seja feita a tua vontade” (Mt 6:10) e deu-nos o exemplo quando orou ao Pai no Getsêmani “faça-se a tua vontade” (Mt 26:42). E mais, nós não podemos conseguir o que quisermos como diz Dake, nós temos é que orar pedindo a Deus a realização da vontade d’Ele em nossa vida.
Vamos pra mais algumas página 1717, com comentário de Jo 14:13: “O propósito da procuração entregue aos crentes”. Página 1721, com comentário de Jo 16:23: “Isso repete a doutrina da procuração em favor dos crentes, e ensina a representação nas questões divinas”. “O uso livre, ilimitado e absoluto de seu nome é o depósito na conta da igreja. Os cheques serão descontados na medida em que forem assinados por uma mão firme e segura”. Comentário de Jo 14:24: “… não hesite em pedir quaisquer bênçãos físicas, materiais ou espirituais – qualquer necessidade de seu corpo, alma e espírito, pois Ele não lhes negará nenhuma benção”.
Não é o uso livre e ilimitado do nome de Jesus que nos garante resposta das orações. Isso se parece com exigir de Deus, e não pedir (outro ensino errado da Confissão Positiva).
Agora imagine Deus atendendo todas as nossas orações! É óbvio que Ele não atenderá uma oração egoísta, uma oração que não esteja de acordo com Sua vontade (1Jo 5:14). E ainda, os propósitos de Deus em nossa vida é que valem (Rm 8:28) mesmo quando não entendemos na hora (Jo 13:7).
NOTA 1: Embora esses comentários sejam contrários a doutrina ortodoxa da Assembléia de Deus, a Bíblia Dake tem muitas qualidades no que concerne a ferramentas de estudo para os ministros, professores e estudiosos da Bíblia Sagrada.
NOTA 2: Não é o lançamento desta Bíblia pela CPAD que vai tirar meu respeito e confiança pela editora. É preciso mais.
NOTA 3: A Bíblia Dake deve ser estudada e analisada à luz de 1Ts 5:21: “Examinai tudo. Retende o bem”.
Referências:
1. Pember, G. H. As Eras Mais Primitivas da Terra. Tomo 1. São Paulo: CCC Edições, 2002. Página 62.
2. Hanegraaff, Hank. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. Página 135.